segunda-feira, 13 de outubro de 2008

\o/ *13 de Outubro Dia do Fisioterapeuta* \o/


**Em 1969, foi promulgado o Decreto-Lei 938, que regulamenta as profissões de fisioterapeuta e de terapeuta ocupacional no Brasil.**


Fisioterapia tem sido tema freqüente neste blog, afinal, é o atual “tema” que rege meus dias, e, sinto-me orgulhosa por isso.
Ainda temos muito que crescer dentro da nossa classe, mas já tivemos grandes conquistas no decorrer destes 39 anos.
Somos trabalhadores braçais, como já citei em outra postagem por aqui. Contudo, temos grande sensibilidade e delicadeza, pois, trabalhamos com seres humanos, seres que geralmente chegam a nós pela sua dor. Chegam com esperança de “cura”, esperança de “dias melhores”, noites bem dormidas, alívio.
Por vezes, nos deparamos com dores físicas que advém da alma, então, notamos que não só a cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia e tantos outros recursos que possuímos são o nosso tratamento em si. Mas as nossas conversas, sorrisos, por vezes até gargalhadas e desabafos, ou melhor, olhar nos olhos do paciente e fazê-lo sentir que é notado, são recursos tão eficientes quanto os que citei anteriormente.
Este ano ouvi reclamações de dor, diante de um semblante triste, sem ânimo, talvez até sem esperança ou expectativa de melhora, mas alonguei, fiz eletroterapia, mobilizei, conversei, talvez involuntariamente ofertei ânimo e esperança...Com o passar das sessões, recebi um sorriso, um bombom e a notícia de que a dor havia sido amenizada. Não vou ser hipócrita e dizer que curei, tirei a dor de uma doença crônica, porém, pude torná-la mais suportável, menos presente, e, isso me faz persistir quando o cansaço bate.
Portanto, hoje em nome do amor que sinto pela minha futura profissão, parabenizo todos os fisioterapeutas. Hoje presto minha homenagem a todos aqueles que assim como eu, acreditam que vale a pena, acreditam em pernas que podem voltar a andar, braços que podem voltar a se movimentar, atletas que podem se recuperar...acreditam no ser humano funcional, acreditam nas possibilidades em meio a tantas limitações. Acreditam que acima de um prognóstico ruim, sempre existe Deus!
Parabéns!Aqui deixo minha admiração e singela homenagem a essa classe que ainda irá crescer, se fortalecer e se expandir muito!

Nenhum comentário: