sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ser HUMANO vai além da carcaça

Nesta semana algo fora dos planos ocorreu. Acabei metida no relacionamento de um amigo, homossexual, bem resolvido. O problema é que seu companheiro, apesar de bem resolvido, não possui a aceitação de sua família, a qual é evangélica, mãe Pastora e juíza (em todos os sentidos pelo que me parece, se é que você que está lendo isto pode entender), enfim, uma série de complicações levada pela crença de cada ser humano.
Pois bem, abri minha caixa de mensagens no orkut e lá estava um breve texto de uma mãe me pedindo ajuda, "acusando" meu amigo a respeito das opções de seu filho. Então, me peguei surpresa, mas em minha resposta ressaltei as qualidades deste meu amigo como ser humano, afinal, não creio que uma pessoa se resuma em opção sexual.
A partir daí, comecei a pensar: O QUE TORNA UM SER REALMENTE HUMANO? E, cheguei a seguinte conclusão:
Para mim ser HUMANO é buscar sua dignidade como tal, é ter respeito pelas pessoas, é amar ao próximo como a si mesmo, é acordar todos os dias e buscar meios dignos para ter o pão em sua mesa, é sorrir até mesmo para estranhos na rua, enfim, eu poderia citar inúmeros adjetivos que faz uma pessoa ser HUMANA.
Contudo, esta mãe, por ser juíza estava com medo de que esse meu amigo fosse um "bandido", talvez tenha chegado a esta conclusão primeiramente por ser juíza, mas confesso que esta me pareceu baseada simplesmente no fato de meu amigo ser gay. E, isto me decepcionou muito.
Por isso, respondi que ela, mais do que ninguém, sabe que geralmente, bandidos se vestem bem, como grandes homens, másculos, "cheios de si", porém, na verdade nada tem a ver com homens de verdade.
Depois me veio com o assunto de que Deus fez o homem e a mulher pra se multiplicarem. Por ser catequista há 6 anos, pude responder a ela até em que livro da bíblia estava esta leitura, mas também por crer que Deus deve abominar o preconceito tive de responder a isto também, até porque odeio que metam Deus em nossos problemas. Portanto, disse que multiplicarnos somente não basta, afinal, muitos casais homossexuais tem cuidado da "multiplicação alheia" e são felizes.
Ora, quem somos nós para julgar o próximo!?!
Acho que Deus condena menos os nossos erros do que as pessoas ao nosso redor.
Tem um ditado que diz: ENTRE TER RAZÃO E SER FELIZ VOCÊ PREFERE O QUE?
Juro que prefiro a felicidade!! Até Arnaldo Jabor concorda que a idiotice é vital para o ser humano ser feliz.
Deus é expressão de amor, toda forma de amor que traga felicidade.
Ainda respondi a esta mãe que o mundo só progrediu a partir das diferenças, senão nada teria mudado.
Não estou fazendo apologia ao pecado, até porque, às vezes me pergunto se nós, meros seres terrestres, sabemos o que de fato é o pecado! Faço apologia à felicidade das pessoas que só querem o bem da humanidade, plantando essa sementinha no pequeno espaço que o cerca.
Pra ser sincera, não creio que opção sexual, tatuagem, piercing, salário, carro, roupa e tantas outras coisas, definam o caráter de alguém.
Até porque, Deus nos olha de dentro para fora. E privilegiados aqueles que conseguem ver uma pessoa além da sua carcaça!!
E viva a diversidade!!

Um comentário:

Maria Cláudia disse...

cada dia fico mais impressionada c suas palavras viu...
parece q qnd leio me sinto melhor...sinceramente..me sinto mtu bem lendo seus textos...
nesse como varios outros você arrasou..
"E VIVA A DIVERSIDADE"